BLOG

Conheça alguns dos artigos do Dr Fernando Costa sobre temas importantes da área jurídica:

COVID-19 E FAKE NEWS: [HÁ ESPAÇO PARA MENTIRAS?]

Autora: Lucie Antabi*
Famílias dentro de casa. Ruas vazias. Estabelecimentos comerciais fechados. Isolamento. Pânico.

O Brasil adotou medidas drásticas para tentar conter a rápida propagação da pandemia mundial ocasionada pela moléstia do Covid-19.

No entanto, a famosa “cura do Covid-19” sempre aparece, inclusive como forma de acalmar rumores da população.

No dia 30/01/2020, o médico Dr. Drauzio Varella gravou um vídeo informando que não haveria motivos para pânico, e que estaria levando uma vida normal. Neste momento, o vírus era circunscrito apenas à China.

No entanto, o aludido vídeo foi veiculado no mês de março, de forma a minimizar o pânico social causado pelo COVID-19. A propagação da epidemia, de uma forma tão rápida e extrema, trouxe uma mudança de comportamento para todos, inclusive para o médico, tornando-se o vídeo obsoleto.

Não há dúvidas que uma pandemia é dinâmica, devendo ser acompanhada diariamente para verificar as mudanças que ela pode trazer no dia a dia.

Sendo assim, visto que o referido vídeo estava sendo utilizado de forma equivocada, para apenas “acalmar” a população, o Dr. Drauzio informou na reportagem veiculada pelo “Fantástico”, do dia 22.03.2020, que o vídeo pode ser desconsiderado no atual momento da pandemia, reforçando que possui mais de 70 anos e que está bem resguardado para evitar o Coronavírus: “E é isso que as pessoas com mais de 60 anos devem fazer”.

Ademais, ressaltou a importância de ficar em isolamento e longe de aglomerações, inclusive para os mais jovens, para evitar que haja transmissão aos mais sensíveis e frágeis.

Portanto, em que pese o Dr. Drauzio ter argumentado em janeiro que realmente não havia motivos para mudanças diárias, visto que não havia nenhum caso do Covid-19 no Brasil, atualmente o cenário é outro, posto que o vírus já está disseminado em todo país.

Se faz extremamente necessária a consciência de todos os cidadãos para diminuir a velocidade da propagação do vírus, e a forma mais eficaz é evitar o convívio social.

À luz do quanto narrado, conclui-se que o médico foi vítima de “Fake News” para justificar negacionismo em relação ao Coronavírus, sendo sua fala circulada de forma pretensiosa apenas para desvirtuar o contexto do vídeo, visto que foi gravado em janeiro, em outro cenário da situação pandêmica.

*Lucie Antabi, advogada criminalista, atuante no escritório Fernando José da Costa Advogados, pósgraduanda em Direito Penal Econômico pela FGV/SP e graduada pela FAAP/SP.

logotipo

Fernando José da Costa Advogados possui uma equipe formada por profissionais altamente especializados e hoje é um dos mais conceituados escritórios de advocacia do país, resultado da execução de nove décadas de comprometimento, restauração contínua, prestação de serviços e prestação de serviços públicos com alto padrão e qualidade, destacadamente na área do Direito Penal Econômico e Empresarial.

Áreas de Atuação

Direito Penal

Delações Premiada

Lavagem de Capitais e Evasão de Divisas

Cartel

Societários

Licitatórios

Ambientais

Fale Conosco

Fones: (11)3087-5000

contato@jcosta.adv.br

Assessoria de Impresa

Mariana Kotscho
mariana@kotschopress.com.br
+55 11 99997-0907

Roberta Manreza
roberta@kotschopress.com.br
+55 11 9816-6555

Siga-nos!

icon_face_p.png
icon_insta_p.png
linkedin-1.png

Buscar no site: